Você sabia que apenas acompanhar seu peso na balança não é garantia de saúde ou de resultados reais na academia? Manter o peso é importante, mas é mais importante ficar atento a sua composição corporal, isto é, a relação entre gordura e massa magra.
Massa magra é o nome que damos ao conjunto de músculos, órgãos vitais, ossos e líquidos corporais. Sua contraparte é a massa gorda, nosso percentual de gordura, que pode acarretar doenças como hipertensão e diabetes se estiver fora de controle.
Você tem medo da balança?
Quando nós pesamos, devemos ter em mente que os números na balança nos contarão apenas metade da história quando se trata de nossa condição física. Não se assuste se eles estiverem subindo, pois isso pode indicar um ganho de massa muscular se você segue uma rotina de exercícios físicos e tem uma dieta adequada.
A massa muscular é fundamental para alcançarmos nossos objetivos estéticos. O tecido muscular é um dos que consomem mais energia no corpo. Para se ter uma ideia, a cada meio quilo de massa muscular adicional, o corpo necessitará de até 50 calorias diariamente.
Assim, o acréscimo de massa muscular torna mais fácil controlar o peso.
Já se a sua preocupação é a saúde, saiba que um estudo recente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo observou 839 idosos ao longo de 4 anos e constatou que aqueles que tinham menor massa muscular apresentavam risco de mortalidade até 63 vezes maior!
O ideal, portanto, é, não só buscar a redução do peso na balança, mas também a alteração de sua composição corporal, substituindo a gordura por massa muscular. Para acompanhar a evolução de sua composição corporal, um dos instrumentos à nossa disposição é o exame de bioimpedância.
O que é o exame de bioimpedância?
O exame de bioimpedância funciona através de um descarga elétrica imperceptível que atravessa todo o corpo. Como a água é condutora de eletricidade, essa corrente atravessa com facilidade as partes do corpo mais hidratadas, como os músculos, sangue e ossos. A gordura, por sua vez, contém menor quantidade de água, apresentando maior resistência à passagem da corrente. Através desse processo o aparelho de bioimpedância consegue estimar diversos dados de nossa composição corporal como percentual de gordura, gordura visceral e peso da massa magra, além de entregar informações baseadas nessas medições como o IMC e o gasto calórico basal.
Munido dessas informações, você estará em melhor posição para avaliar o sucesso de sua dieta e rotina de atividade física, podendo, com a ajuda dos profissionais habilitados, fazer os ajustes para permanecer no caminho certo rumo aos seus objetivos na academia.
Cuidados para o exame de bioimpedância:
Para obter resultados mais precisos em seu exame de bioimpedância, você deve tomar os seguintes cuidados:
● Evite realizar o exame após a prática de exercício físico vigoroso.
● Evite o consumo de álcool ou de grande quantidade de água antes do exame.
● Aguarde pelo menos duas horas após sua última refeição para fazer o exame.
Agende sua Avaliação Grátis com a gente
Ficou interessado em conhecer sua composição corporal? Venha nos fazer uma visita para realizar o exame de bioimpedância e deixe que nossos profissionais indiquem as melhores atividades para que você atinja resultados reais e permanentes.