Novembro Azul: o que todos os homens precisam saber (mesmo os jovens)
Novembro Azul: o que todos os homens precisam saber (mesmo os jovens)
Se você, homem, chegou até esta página em busca de informações sobre o Novembro Azul e a prevenção do câncer de próstata, então preciso te dar os parabéns.
Segundo o Centro de Referência da Saúde do Homem, 60% dos homens só procuram a ajuda de um médico quando sua doença já está em estado avançado.
O Novembro Azul acontece desde 2011, mas muitos homens ainda desconhecem fatos importantes sobre o câncer de próstata.
O câncer de próstata é o segundo mais comum para os homens brasileiros, portanto, é importante ficar alerta e informado.
Vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre o Novembro azul e sobre o câncer de próstata para que você aprimore ainda mais os cuidados com a sua saúde.
Como surgiu o Novembro Azul?
O Novembro Azul é uma campanha com o objetivo de informar a população masculina sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A primeira edição foi promovida através do Instituto Lado a Lado pela Vida em 2011.
O diagnóstico precoce favorece o tratamento de qualquer tipo de câncer. Campanhas como o Novembro Azul são indispensáveis para uma população que, como já vimos, demora a procurar a ajuda de um médico.
Além das campanhas de Novembro, o Instituto Lado a Lado pela Vida ainda trabalha com diversos temas relacionados à saúde, como a prevenção de doenças cardiovasculares e respiratórias.
O Novembro Azul não é uma campanha exclusivamente brasileira. A fundação australiana Movember faz campanhas ao redor do mundo para conscientizar não apenas sobre o câncer de próstata, mas também sobre outras doenças que podem atingir a população masculina, como o câncer testicular.
Um bigode bem cuidado se tornou o principal símbolo do Movember. A campanha começou com uma brincadeira entre um grupo de amigos que se desafiou a cultivar o bigode durante um mês.
A brincadeira ficou séria quando, inspirados pela luta das mulheres contra o câncer de mama, esse grupo de amigos resolveu usar os vistosos bigodes na arrecadação de recursos para o combate do câncer de próstata.
O que é o câncer de próstata?
A próstata é uma glândula presente no corpo masculino responsável por produzir uma secreção que compõe parte do líquido seminal. A multiplicação desordenada das células desse tecido caracteriza o câncer de próstata.
O câncer de próstata é uma doença associada à terceira idade. A grande maioria dos casos se apresenta em homens a partir dos 65 anos. Não é difícil adivinhar, portanto, que países mais desenvolvidos apresentam maiores taxas de câncer de próstata devido à alta expectativa de vida.
Caso seja diagnosticada e tratada adequadamente a doença tem bom prognóstico.
Como saber se eu tenho câncer de próstata?
O câncer de próstata é uma doença que se desenvolve, na maioria das vezes, de maneira silenciosa, principalmente em seus primeiros estágios.
Nos casos em que se apresentam sintomas, podemos observar:
● Vontade frequente de urinar.
● Dificuldade ao urinar, podendo haver dor ou queimação.
● Sangue na urina ou sêmen.
● Dor ao ejacular.
● Disfunção erétil.
Apresentar esses sintomas não confirma a existência de câncer. Apenas a consulta com um médico poderá fornecer o diagnóstico correto.
É comum que se faça o exame de toque e exames de sangue. Se houver alterações nesses exames, é feita uma biópsia para confirmar o diagnóstico.
Vale lembrar que a lei no 12.732, de 22 de novembro de 2012, prevê que a pessoa diagnosticada com câncer maligno receba tratamento em até 60 dias.
Por que você, jovem, deve se preocupar com o câncer de próstata?
Se você é um homem jovem, talvez pense que está isento de preocupações relacionadas ao câncer de próstata. O Novembro Azul é só para homens mais velhos, certo?
Errado.
Um dos fatores que contribuem para o risco de desenvolver o câncer de próstata são os hábitos que o homem desenvolve ao longo de sua vida. Acontece que a maior parte dos hábitos que levamos para o resto de nossas vidas são desenvolvidos em nossa juventude.
É por isso que mesmo os jovens devem estar atentos às informações das diversas campanhas de saúde.
Segundo o ministério da saúde, o sobrepeso aumenta o risco de desenvolver o câncer de próstata. Além disso também são comportamentos de risco o sedentarismo e o tabagismo.
Não só o câncer de próstata, mas também muitas outras enfermidades podem ser mitigadas através de bons hábitos alimentares e da prática regular de atividade física. Sempre é tempo de começar a cuidar bem de sua saúde, mas você só tem a ganhar se começar o quanto antes.
O Novembro Azul é um chamado para todos os homens
A idade avançada e o histórico familiar são os principais fatores de risco para o surgimento do câncer de próstata. Entretanto, estudos mostram que o cuidado geral com a nossa saúde – boa nutrição e atividade física – pode ajudar na prevenção da doença.
Sobre a nutrição, por exemplo, estudos apontaram que o consumo de certos vegetais como o tomate, brócolis e couve-flor podem diminuir em 35% o risco de câncer de próstata.
O sobrepeso também está relacionado com o desenvolvimento da doença. É uma boa ideia avaliar se você não está carregando alguns quilos a mais. Caso você não tenha certeza se precisa perder peso ou não, o exame de bioimpedância pode ser um bom aliado, além, é claro, da ajuda de um nutricionista.
Iniciar a prática de atividades físicas também não precisa ser um sacrifício. Se você não tem ideia de por onde começar, saiba que apenas 30 minutos diários de caminhada são suficientes para ajudar no controle do peso e aprimorar a saúde cardiovascular.
Os cuidados com nossa saúde funcionam como um investimento financeiro. Você deve fazer algum esforço no presente para que continue gozando de boa qualidade de vida no futuro. Quanto mais cedo você começar esse investimento, melhores e mais duradouros serão os resultados que irá colher.